quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fux no STF

O Desembargador Luiz Fux, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi indicado, e acaba de ser aprovado para ocupar a vaga do Ministro aposentado Eros Grau no STF.

Penso que a indicação de Fux pela Presidente Dilma Rousseff representa um grande avanço, do ponto de vista técnico-jurídico, para a Suprema Corte. A Presidente, com tal indicação, dá uma prova inequívoca de sua preocupação com a competência, com a excelência dos homens públicos que deseja para o país, em vez de indicações meramente políticas, próprias de seu antecessor.

O Desembargador Fux é um homem de notável saber jurídico, que tem totais condições de desempenhar com brilhantismo seu papel no STF, haja vista o brilhante trabalho que vem fazendo à frente da comissão de juristas que propuseram o anteprojeto do Novo Código de Processo Civil.

Este é o tipo de notícia que me deixa, pessoalmente, esperançoso de que podemos avançar na direção de uma justiça mais eficiente.



Vai aqui apenas uma curiosidade: na sabatina do Congresso, o novo Ministro foi aprovado por 68 votos a 2. Sinceramente, estou curioso para saber quem são essas duas sumidades do saber jurídico que votaram contra...

Grande abraço.


Douglas Drumond.