domingo, 17 de abril de 2011

Nossos políticos e suas atitudes

O ex-governador de Minas e atual senador Aécio Neves teve sua carteira de habilitação retida ao ser parado em uma blitz da Lei Seca, na madrugada de hoje, no Leblon. O motivo: sua carteira estava vencida. Mas não é só isso: o senador também se negou a fazer o teste do bafômetro, fato que também ocorreu com o ex-prefeito de Magé, Charles Cozzolino em uma outra blitz, em Duque de Caxias.


É sabido que o tal teste do bafômetro não pode ser imposto a ninguém, porque, conforme garante o Pacto de San José da Costa Rica, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo etc etc. Mas, convenhamos: se qualquer um dos dois políticos tivesse certeza de que o tal exame daria negativo, faria mais que depressa o teste, só para "sair bem na foto".


Ou seja, se não fizeram o teste, é porque haviam bebido... e se haviam bebido, e saíram por aí dirigindo, é porque se acham acima do bem e do mal; na certa, imaginaram que nenhum agente da Lei Seca iria obrigar um político importante a fazer o teste do bafômetro.


Como cidadão, fico muito feliz em saber que os agentes da Lei Seca não prevaricaram, não se intimidaram por estar diante de um senador da República ou de um prefeito influente na região.


É claro que não sou tão ingênuo, a ponto de achar que esta seja a nova ordem na Administração Pública, agentes exemplares que exerçam suas atividades fiscalizatórias sem se omitir, doa a quem doer; mas é sempre bom ouvir exemplos, mesmo que raros, de atitudes corretas de quem tem o dever legal de agir.


Quanto aos dois políticos, esses a gente já sabe como são. Afinal, é mais fácil um elefante passar num buraco de agulha do que a classe política mudar suas atitudes.


Grande Abraço.


Douglas Drumond.