sábado, 12 de novembro de 2011

Agenda da Presidente Dilma

Agenda de Dilma 12/11/2011: A presidente Dilma Rousseff passa o final de semana em Brasília (DF), sem compromissos oficiais. (Fonte: Presidência da República)

A presidente Dilma está sem compromisso para o final de semana??? Opa! Era a chance que o Lupi precisava. Que tal um convite para um jantar a dois...

Grande Abraço.

Douglas Drumond

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O feitiço e o feiticeiro

A doença do ex-presidente Lula trouxe à tona uma pertinente discussão acerca da qualidade do serviço público no Brasil: afinal, se todo governante garante que em sua gestão o serviço disponibilizado à população melhorou, que "fez muito e ainda poderá fazer muito mais", que, "agora sim, o povo tem um serviço público de qualidade" etc etc etc, por que razão eles próprios, quando precisam, procuram o serviço privado?

O ex-vice-presidente José Alencar, a então Ministra Dilma Rousseff, e, agora, Lula escolheram o Hospital Sírio-Libanês para tratar de seus tumores. Seria, obviamente, muita ingenuidade imaginar que, podendo escolher, qualquer um deles se submeteria a buscar os serviços do SUS para se tratar. Na verdade, nenhum de nós do povo, podendo escolher, optaria pelo serviço de saúde pública que nos é oferecido.

Vale destacar que um dos raríssimos serviços públicos de excelência que temos no Brasil é exatamente o serviço prestado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), tido, nacional e até internacionalmente, como referência no tratamento contra a doença.

Entretanto, como mencionei, o INCA é exceção; a regra são as malfadadas e intermináveis filas de espera e a falta de estrutura, seja em termos de locais adequados, seja em termos de equipamentos modernos e de equipes treinadas. Conforme artigo do jornalista Elio Gaspari, “No andar do SUS, uma pessoa que teve dor de ouvido e sentiu algo esquisito na garganta leva uns trinta dias para ser examinada corretamente, outros 76, na média, para começar um tratamento quimioterápico, 113 dias se precisar de radioterapia. No andar de Lula, é possível chegar-se ao diagnóstico numa sexta-feira e à químio na segunda. A conta fica em algo como R$ 50 mil”.

Não vou cometer aqui a grosseria que alguns têm cometido, sobretudo pela internet, essa “terra de ninguém”, de dizer que “é bem feito...”, que “eu quero ver agora o Lula se tratar no SUS...” etc (é preciso respeitar o momento delicado por que passa o ex-presidente), mas mesmo assim, vale a reflexão: é sabido que a política que é feita no Brasil visa muito mais à manutenção do poder do que às ações efetivas em prol da população. É de se imaginar, então, que deveria haver previsão legal de que todos os membros dos três Poderes da República fossem obrigados a somente utilizar escolas e hospitais públicos. Assim, com certeza, a educação e a saúde públicas atingiriam o nível de um país sério...

É óbvio que ninguém vai imaginar que o serviço público vá ser melhor do que o que é prestado na iniciativa privada (via de regra, isso também não acontece em países desenvolvidos); mas as pessoas têm o direito de ter a sua disposição atendimentos de saúde e serviços educacionais minimamente nivelados aos oferecidos pela iniciativa privada.

O Presidente Lula tem o direito de se tratar pelo SUS e sair curado, da mesma forma que, se Deus quiser, vai acontecer em seu tratamento no Sírio-Libanês.

Grande abraço.

Douglas Drumond